Quando ocorre desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes (radicais livres)e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante (minerais, vitaminas ,sistemas enzimáticos) ocorre uma condição bioquímica no organismo chamada de estresse oxidativo.
Quando a geração excessiva de radicais livres, substâncias altamente toxicas e reativas para as células saudáveis suplanta a capacidade antioxidante natural do organismo este fica assim mais suscetível de desenvolver patologias como a Diabetes, Depressão, Acidentes Cardiovasculares, Doenças autoimunes e degenerativas entre outras.
O sistema de defesa antioxidante tem a função de inibir e/ou reduzir os danos causados pela ação deletéria dos radicais livres e/ou espécies reativas não radicais. Esse sistema, usualmente, é dividido em enzimático (superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase) e não-enzimático. No último caso, é constituído por grande variedade de substâncias antioxidantes, que podem ter origem endógena ou dietética.
A instalação do processo de estresse oxidativo decorre da existência de um desequilíbrio entre compostos oxidantes e antioxidantes, em favor da geração excessiva de radicais livres ou em detrimento da velocidade de remoção desses. Tal processo conduz à oxidação de biomoléculas com consequente perda de suas funções biológicas e/ou desequilíbrio homeostático, cuja manifestação é o dano oxidativo potencial contra células e tecidos. A cronicidade do processo em questão tem relevantes implicações sobre o processo etiológico de numerosas enfermidades crônicas não transmissíveis, entre elas a aterosclerose, diabetes, obesidade, transtornos neurodegenerativos e câncer .A geração de radicais livres desencadeia eventos patológicos que, por sua vez, estão envolvidos nos processos cardiovasculares, carcinogênicos e neurodegenerativos.
O sistema de defesa antioxidante tem a função de inibir e/ou reduzir os danos causados pela ação deletéria dos radicais livres ou das espécies reativas não-radicais. Tais ações podem ser alcançadas por meio de diferentes mecanismos de ação: impedindo a formação dos radicais livres ou espécies não-radicais (sistemas de prevenção), impedindo a ação desses (sistemas varredores) ou, ainda, favorecendo o reparo e a reconstituição das estruturas biológicas lesadas (sistemas de reparo).
Telefones
(51) 3335-1639
(51)
3388-7688
(51) 99962-1490
e-mail
ernanihanemannmed@gmail.com
Rua Ramiro Barcelos, 1954
SALA 505 - Bairro Bom Fim
Porto Alegre - RS
CEP:90.035-00
Segunda à Sexta
das 8h às 18h